ANNE LOTTERMAN

DO JORNALISMO PARA O ENTRETENIMENTO

A apresentadora gaúcha migra para a Band para ser a parceira de palco de Fausto Silva em seu mais novo programa.

 

A trajetória profissional de Anne Lottermann, apresentadora e parceria de Fausto Silva em seu mais recente programa na Band, poderia ser a mesma de muitas meninas nascidas no Rio Grande do Sul. Nascida em uma família humilde de Santa Rosa, município com pouco mais de 73 mil habitantes, a menina loira, de olhos azuis, foi descoberta enquanto voltava para casa de ônibus. Um olheiro se encantou pela beleza da moça que já havia vencido diversos pequenos concursos locais, bastante tradicionais na região.

 

Da agência de modelos de Dilson Stein, figura que foi responsável pela projeção de nomes como Alessandra Ambrósio e Gisele Bündchen, Anne Lottermann foi convidada para participar de um teste na cidade de São Paulo. Entre cerca de 100 candidatos, ela foi uma das duas mulheres escolhidas para trabalhar na capital paulista. No entanto, o mundo da moda não encheu os olhos da moça. “Minha família não tinha condições de ajudar a me manter em São Paulo. Então, sempre tive que trabalhar. Comecei na área de produção de eventos, pela qual me encantei, o que acabou fazendo com que eu desencanasse do universo da moda”, conta a jornalista e apresentadora, que logo se mudou para a cidade do Rio de Janeiro.

 

E foi na capital carioca que teve início a trajetória de Anne no Jornalismo. “Conseguia pagar meu aluguel e a faculdade com o dinheiro que ganhava produzindo eventos. Estudava Jornalismo na Estácio de Sá à tarde, período em que a mensalidade era mais barata, trabalhava nos eventos à noite e dormia de manhã”, relembra a apresentadora.

O início no Jornalismo

 

A primeira oportunidade veio antes mesmo da formatura. Foi na rádio Paradiso FM que Anne Lottermann deu o pontapé inicial em sua carreira de jornalista, escrevendo notícias para um programa diário. Ela conta que seu chefe da época já havia trabalhado na Band e lhe deu o conselho precioso de que Anne deveria ir para a TV. De 2005 a 2007, Anne pôde ser vista pela primeira vez na frente das câmeras, na Band Rio, sendo transferida para a Band SP e, posteriormente, para a Band News.

 

Em 2009, contudo, voltou para a capital carioca, pois ficou noiva do publicitário Flávio Machado, com quem se casou e teve dois filhos, Leo e Gael – infelizmente, em outubro de 2017, Flávio não resistiu a um câncer e Anne, desde então, “segue nessa loucura chamada vida” ao lado dos dois meninos.

 

No mesmo ano em que voltou para o Rio, após uma temporada de dois meses em Nova York estudando, veio a primeira vaga na Rede Globo. Na GloboNews, Anne cobriu eventos marcantes, como o episódio conhecido como o Massacre de Realengo, ocorrido em 7 de abril de 2011, quando um jovem invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira e matou 12 alunos e deixou outros 22 feridos. “Fui a primeira a chegar na escola, passei o dia inteiro buscando fontes e informações. Essa foi uma cobertura marcante para a minha carreira, assim como a de instalações das UPPs nas comunidades do Complexo do Alemão, da Rocinha, do Vidigal e da Mangueira. Tudo muito intenso”, relembra Anne, que, das notícias policiais, passou para as editorias de cultura e economia até chegar às bancadas.

 

Das páginas policiais para a previsão do tempo

 

Em 2014, ela migra para a TV aberta, para trabalhar na reportagem do Bom Dia Rio e do RJTV. “Chegava no horário das 4h15 da manhã. Foi um período confuso, porque tinha que dormir e acordar muito cedo. Apesar do sacrifício, os jornais matutinos tem muita visibilidade e te dão muito preparo para a correria e para os improvisos do Jornalismo diário”, ressalta. A partir de 2016, ela assume a previsão do tempo do RJTV 2ª edição e, em seguida, também do RJTV matutino e do “Edição das 16h”, da GloboNews. Foi quando a jornalista aprendeu a fazer previsão do tempo para todo o Brasil, o que a ajudou a chegar até o Jornal Nacional.

 

Após a ida de Maju Coutinho para o Jornal Hoje, Anne Lottermann assume, em 2019, a previsão do tempo no telejornal, onde pôde ser vista diariamente ao lado de Willian Bonner e Renata Vasconcellos. Foi durante esse período que Anne foi convidada para estar no Domingão do Faustão, participando como jurada dos quadros Dança dos Famosos e Ding Dong. De saída para a Band, um dos maiores apresentadores da televisão brasileira não perdeu tempo e convidou Anne Lottermann para estar ao seu lado na sua mais nova atração, o programa diário Faustão na Band.

 

“No início, relutei pois não me imaginava migrando para o entretenimento. Porém, percebi que poderia ser um bom desafio, uma mudança de rumo na minha carreira”, comenta Anne, que estreou no palco de sua antiga casa no dia 17 de janeiro de 2022. “Quando recebi o convite do Fausto, me questionei: por que não? Por que não experimentar? Senti que meus olhos começaram a brilhar de forma diferente. Queria e precisava mudar o rumo naquele momento e acredito sinceramente que tudo tem o timing certo para acontecer. Retornar para a Band é muito bom. Foi onde ganhei minha primeira oportunidade de escrever, editar, apresentar. E voltar ao lado do Faustão é melhor ainda, pois ele é o melhor professor que eu poderia ter”, finaliza a apresentadora.